PROJETO CHAMA ATENÇÃO PARA OS CAMPOS DO CERRADO EM GOIÁS 

PROJETO CHAMA ATENÇÃO PARA OS CAMPOS DO CERRADO EM GOIÁS 

PROJETO CHAMA ATENÇÃO PARA OS CAMPOS DO CERRADO EM GOIÁS

 

 

Projeto chama atenção para os campos do Cerrado em Goiás

Beleza única das áreas campestres vem das pequenas plantas que crescem perto do solo (Foto: Semad)

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) lança o Projeto Campos do Cerrado, que se propõe a promover o conhecimento e a conservação dos campos e savanas do bioma.

 

O projeto nasceu da necessidade de se conservar os campos nativos e apresentar a vegetação à sociedade, destacando sua beleza e importância.

 

Em parceria com dois pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael Oliveira e Natashi Pilon, a Semad criou um website com informações sobre os campos e um manual prático para ajudar na identificação dessa vegetação por técnicos, consultores e proprietários rurais.

 

CAMPOS DO CERRADO

Os campos do Cerrado são uma vegetação rasteira formada por gramíneas, ervas e arbustos.

 

“A beleza única das áreas campestres vem dessas pequenas plantas que crescem perto do solo, sendo que quase não encontramos árvores nesse tipo de vegetação”, diz a bióloga Franciele Parreira Peixoto, analista ambiental da Semad e uma das coordenadoras do projeto

 

Franciele explica que as florestas são sempre mais valorizadas em detrimento das áreas campestres, e que as pessoas têm dificuldade em diferenciar campos nativos de pastagens, o que é a principal ameaça para a conservação dessas áreas, o desconhecimento.

 

INFORMAÇÃO

“Precisamos aprender a identificar essas paisagens e valorizá-las como um bem coletivo”, afirma Franciele. “O primeiro passo é trazer o conhecimento para aproximar e sensibilizar a população sobre as áreas campestres”, completa. “Queremos mostrar que os ambientes campestres e savânicos do Cerrado têm muito valor em termos de biodiversidade, além de segurança hídrica e climática para o planeta”, explicou.

 

Por. Agência Cora Coralina

Reprodução/JNFBRASIL

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *