Rita de Oliveira será número 2 do Ministério dos Direitos Humanos
Defensora regional de Direitos Humanos do Paraná, Rita assumirá secretaria-executiva da pasta a ser comandada por Silvio Almeida
(crédito: Reprodução/Twitter)
Silvio Almeida, futuro ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, anunciou a defensora pública Rita Cristina de Oliveira como secretária-executiva da pasta, nesta sexta-feira (30/12). Ele divulgou a escolha nas redes sociais.
“É muito satisfatório ter nesta posição alguém que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do MDHC”, escreveu.
Rita é defensora regional de Direitos Humanos do Paraná e coordena o grupo de trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União. Advogada, a indicada para número dois de Silvio Almeida é especialista em direito público e, no último ano, integrou a Comissão de Juristas Negros e Negras da Câmara dos Deputados.
Direitos Humanos e Cidadania será uma das 37 áreas contempladas com ministérios pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O jurista e filósofo Silvio Almeida será o ocupante do cargo e se destaca pela atuação na luta antirracista. Almeida é autor do livro Racismo Estrutural, publicado em 2019 e um dos trabalhos mais influentes sobre o tema, é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), presidente do Instituto Luiz Gama e do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).