SANTOS, MIRASSOL SPORT E CEARÁ GARANTEM O ACESSO PARA A SÉRIE A EM 2025
A rodada final da Série B foi cheia de emoção
Mirassol, Sport e Ceará garantiram o acesso para a Série A do Brasileirão neste domingo (24), na última rodada da Série B. Os dois primeiros garantiram o acesso com vitória em seus duelos finais e o Vozão segurou um empate contra o Guarani para subir à elite.
O Novorizontino era o outro time com chance de acesso na rodada final, porém foi derrotado fora de casa pelo Goiás e terminou na ingrata 5ª colocação da Série B. Com isso, teremos apenas o Mirassol como estreante na próxima edição da Série A do Brasileirão.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DA SÉRIE B 2024
Veja como foi cada jogo decisivo do acesso na emocionante última rodada da Série B 2024:
A classificação final da Série B 2024
MIRASSOL 1 X 0 CHAPECOENSE
Depois de começar a última rodada na vice-liderança, o Mirassol tinha a classificação nas mãos. Jogando em casa diante da Chapecoense, time da parte de baixo da classificação e que apenas cumpria tabela, o Leão Caipira fez valer o mando de campo com vitória por 1 a 0.
O gol que abriu o placar veio aos 16 minutos do primeiro tempo, com Iury Castilho, vendo a vantagem aumentar nos acréscimos, mas com o segundo gol, de Dellatorre, sendo anulado.
A Chapecoense até melhorou sua produção ofensiva no segundo tempo, mas parou nas próprias limitações que fizeram o time brigar contra o rebaixamento até a reta final do torneio, facilitando a vida do Mirassol, que coloca seu nome na elite do futebol brasileiro pela primeira vez na história.
SPORT X SANTOS
O Sport garantiu retorno à Série A depois de três anos, com a estrela de Lucas Lima brilhando a favor do Leão da Ilha. O meia fez dois gols na vitória de 2 a 1 sobre o campeão Santos e fez valer a pena os R$ 500 mil que o time de Recife pagou ao Peixe para contar com sua presença diante do time que detém seus direitos econômicos.
Ao mesmo tempo em que precisava estar atento a outros jogos, o Sport sabia que tinha que fazer sua parte. O nervosismo tomou conta da Ilha do Retiro desde os primeiros instantes, com o time da casa sem conseguir assustar como gostaria, apesar do maior volume de jogo.
No primeiro tempo, foram 11 finalizações do Sport, com apenas uma no gol, justamente a que fez o placar ser aberto nos acréscimos. Lucas Lima, de pênalti, fez o Lei do Ex entrar em ação, compensando a decisão da diretoria. Dalbert assustou a torcida local em entrega que quase virou gol do Peixe, com o lateral também levando perigo em chute de fora da área.
Lucas Lima, que começou a rodada com apenas um gol na Série B, fez o segundo, aos 18 minutos da etapa final, para fazer a Ilha do Retiro explodir, enquanto o time da casa precisou seguir secando os concorrentes diretos até todos os jogos se encerrarem. O Santos descontou aos 32 minutos para colocar uma pitada de emoção antes do acesso ser confirmado, com direito a pênalti perdido pelo Sport, com Barletta, antes do apito final.
GUARANI 0 X. 0 CEARÁ
O Ceará conseguiu a última vaga para o Brasileirão 2025 nos critérios de desempate. O Vozão só dependia de si para conseguir a vaga, mas não obteve a vitória em Campinas. A atuação do time cearense foi fraca e o Guarani foi melhor na primeira etapa.
A dinâmica mudou um pouco no segundo tempo e o Ceará passou a pressionar, mesmo assim de forma tímida. O Alvinegro chegou a marcar um gol na reta final com Talisson, mas ele foi anulado por impedimento.
O que de fato salvou o Vozão foi o gol do Goiás contra o Novorizontino, que saiu no mesmo instante da anulação no Brinco de Ouro. Depois de minutos de muita tensão no fim, a vaga finalmente pôde ser comemorada.