SAÚDE ;


DIVERTICULITE: O QUE É, QUAIS OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

Um problema no intestino é sempre sinônimo de incômodo, pois pode gerar sintomas desagradáveis como: dor, estufamento da barriga e constipação, além de outras complicações, se não cuidado da maneira correta. 

Dentre eles há a diverticulite, doença caracterizada pela inflamação de um ou mais divertículos (pequenas bolsas com formato de balão), localizados na parede do intestino grosso.

Atualmente, cerca de um terço da população com mais de 50 anos e dois terços com mais de 80 anos desenvolvem a diverticulite, conforme afirma a médica gastroenterologista Amanda Rocha . Os pacientes, que têm divertículos no intestino, em sua maioria, são, porém, assintomáticos, adiciona a médica gastroenterologista Renata Leitão**.

Quando o divertículo inflama, ocasionando a diverticulite, a pessoa passa a se queixar de desconforto abdominal, especialmente do lado inferior e esquerdo do abdome, tipo cólica abdominal.

 “Dependendo da extensão da inflamação e da gravidade do quadro, podem surgir febre, vômito e dor abdominal intensa. O diagnóstico final é baseado na história clínica e no exame físico realizados pelo médico, resultados de exames laboratoriais e de imagem”, acrescenta Renata.

O QUE É DIVERTICULITE?

Trata-se de uma condição clínica que se caracteriza pela inflamação de divertículos presentes no cólon (intestino grosso). Segundo a gastroenterologista Renata Leitão, tais divertículos são como hérnias que se formam e que se tornam cada vez mais frequentes com o avançar da idade.

Estes divertículos podem ocorrer em todo o intestino grosso, porém é mais comum na porção mais distal do cólon, conhecida como sigmoide. “É importante frisar que a simples presença de divertículos no intestino corresponde a um quadro chamado diverticulose. Quando estes inflamam, o diagnóstico é de diverticulite”, explica a gastroenterologista Amanda Rocha.

QUAIS AS CAUSAS?

A causa para a diverticulite é multifatorial. “Envolve, principalmente, dieta pobre em fibras e rica em multiprocessados, alteração na microbiota intestinal (flora intestinal), alteração na motilidade intestinal (movimentos peristálticos), sedentarismo, envelhecimento, além de fatores ambientais e genéticos”, detalha Renata Leitão.

SINTOMAS DA DIVERTICULITE

A maioria dos pacientes que possui divertículos intestinais não apresenta sintomas, diz Amanda Rocha, sendo os casos diagnosticados por exames feitos para analisar alguma outra anormalidade por meio de colonoscopia ou tomografia de abdome.

Quando há inflamação diverticular, podem ocorrer sintomas como:

dor abdominal, principalmente na parte inferior do lado esquerdo do abdome;

febre;

calafrios;

náuseas e vômitos;

perda do apetite;

alterações nos hábitos intestinais, como

 diarreia ou constipação; 

sangue nas fezes.

CRÉDITO : DIÁRIO DO NORDESTE

JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA – DF ENTORNO E GOIÁS.

ENDEREÇO DO VÍDEO ACIMA: ART VIP quadra 503 lo13 Av principal do pedregal Novo Gama Go

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *