TECNOLOGIA

‘APOCALIPSE  DA INTERNET ’ PREVISÃO PARA UMA SUPER TEMPESTADE SOLAR PODE DESLIGAR A INTERNET GLOBAL POR MESES

O professor Peter Baker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), responsável pelo desenvolvimento de sistemas de alerta sobre atividades solares que podem prejudicar a tecnologia mundial, apontou para o que considera o “fim do mundo na internet” em 2024. Segundo ele, uma enorme tempestade solar pode afetar todo o planeta.

“A internet amadureceu em um momento em que o sol era relativamente calmo e agora está entrando em um momento mais ativo”, disse ele, de acordo com o Insider Paper.

Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência dos humanos da internet. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial (NOAA, na sigla em inglês) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, o ciclo solar 25 – que prevê uma supertempestade – deve ocorrer antes do previsto.

Inicialmente, estudos mostravam que atividade solar dessa magnitude ocorreria apenas em julho de 2025. Mas Baker ressalta que a fase mais severa da tempestade será no ano que vem, de acordo com o jornal.

TEMPESTADE SOLAR 

Inicialmente, o cientista diz que a expulsão da massa coronal do Sol como resultado de uma tempestade solar pode ir em outra direção do espaço. No entanto, se chegar à Terra, “dá-nos um aviso cerca de 18 a 24 horas antes de estas partículas chegarem” ao planeta e “começa a mexer com o campo magnético”.

Além da internet, a rede elétrica, cabos de fibra óptica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos que não devem ser reparados por vários meses.

CRÉDITO : REDE NEWS

JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA – DF ENTORNO E GOIÁS

ENDEREÇO DO VÍDEO ACIMA: ART VIP quadra 503 lo13 Av principal do pedregal Novo Gama Go

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *