TikTok PODE SER PROIBIDO NO BRASIL? ENTENDA PORQUE MUITOS PAÍSES ESTÃO BANINDO O APLICATIVO

Um dos aplicativos mais populares do mundo, o TikTok, está enfrentando diversas restrições e pode vir a ser proibido em diversos lugares, como o próprio Brasil.

NOTÍCIAS TECNOLOGIA

REPRODUÇÃO 

Autor Neto Figueiredo Publicado em 19/03/2023 10:01

Compartilhar

TikTok pode ser proibido em países como o Brasil? O TikTok, um dos aplicativos mais populares do mundo, tem enfrentado uma série de restrições e proibições em diversos países. Recentemente, o Reino Unido e a Nova Zelândia anunciaram que os funcionários públicos e parlamentares desses países não poderão usar o aplicativo em seus celulares por questões de segurança nacional. Outros países, como Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Bélgica, já haviam tomado medidas semelhantes.

Isso pode fazer com que o TikTok seja banido no Brasil. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

TikTok vai ser proibido no Brasil?

As restrições estão relacionadas com a preocupação de que as informações dos usuários do TikTok possam ser compartilhadas com o governo chinês. A China nega que tenha acesso a informações sigilosas do aplicativo e acusa o governo americano de fazer “ataques injustificados” à empresa chinesa. Contudo, cada dia mais países impõem limites ao aplicativo, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

Veja também: Mais países estão BANINDO o TIKTOK; isso também pode acontecer no Brasil?

Em fevereiro, a Comissão Europeia exigiu que todos os seus mais de 30 mil funcionários desinstalassem o aplicativo, alegando riscos à cibersegurança. Thierry Breton, comissário de negócios da Comissão Europeia, explicou que a instituição tem enfatizado a cibersegurança e a proteção de seu pessoal e de todos aqueles que trabalham para a instituição. Não foram especificados quais riscos a comissão havia percebido no aplicativo. Entretanto, toda a discussão está focada nos dados dos usuários que são coletados pelo aplicativo, pertencente ao grupo de tecnologia chinês ByteDance.

Ao coletar essas informações, o aplicativo deveria, em tese, garantir a segurança dos dados para preservar a privacidade de cada um dos usuários, já que este é um direito humano. Jean Cattan, secretário-geral do Conselho Nacional do Digital na França, destaca que o compartilhamento de informações com outro governo, como a localização ou os temas de interesse e de conversa de um usuário, pode colocar em perigo questões de segurança nacional, sobretudo quando se trata de funcionários públicos ou políticos.

SUGESTÕES PARA VOCÊ

NOTÍCIAS

Passo a passo PRÁTICO sobre como solicitar o seguro-desemprego em 2023

22 mar, 2023

Em novembro de 2022, dois funcionários da ByteDance, dona do TikTok, reconheceram ter acessado informações de usuários americanos sem seu consentimento, entre eles dois jornalistas, segundo o jornal americano New York Times. Os funcionários tiveram acesso a informações como os endereços IP dessas pessoas, seus contatos e outros dados. A empresa posteriormente demitiu esses empregados.

A Bytedance afirma estar fazendo alterações para ampliar a segurança dos dados, e nega que informações sejam repassadas ao governo chinês. O ministério de Relações Exteriores chinês afirma não haver provas sobre as acusações feitas pelos Estados Unidos.

Apesar da ideia de que o TikTok possa vir a ser proibido no Brasil e nos Estados Unidos, especialistas afirmam que a falta de transparência com o uso de informações criticada no caso do aplicativo chinês também se repete com as redes pertencentes a empresas americanas, como Facebook e Twitter. “Neste momento nós temos de escolher quem é o ‘policial’ que vai vigiar nossos cidadãos: os chineses ou os americanos. Quando as pessoas usam o Facebook, as autoridades americanas podem ter acesso aos dados dos usuários. Quando elas usam o TikTok, são as autoridades chinesas que podem ter acesso

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *