VEJA AS CIDADES DO DF QUE MAIS REGISTRARAM ATAQUES DE ESCORPIÕES
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2023, houve aumento de 34% em acidentes com animais peçonhentos como o escorpião
Planaltina, Ceilândia e Taguatinga são as regiões administrativas do Distrito Federal que mais registraram picadas de escorpião este ano. De acordo com o boletim emitido pelo Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), dos acidentes com animais peçonhentos notificados em 2023, cerca de 78,1% — equivalente a 1,3 mil casos — foram relacionados aos escorpiões.
Segundo o documento, apenas Planaltina teve quase 250 casos de picadas de escorpião em 2023.
Dados estão no boletim epidemiológico da SES-DF
Em relação a outros animais, Planaltina também foi a região com mais picadas por serpentes. Brazlândia, Paranoá, e Sobradinho I e II aparecem em seguida.
Perfil dos pacientes
No período analisado, 747 dos acidentes com animais do tipo ocorreram com mulheres e 714 estavam na faixa etária de 20 a 49 anos, sendo 1.265 residentes áreas urbanas de todo o DF.
Dentre os casos considerados graves, a maioria dos acidentados eram menores de 10 anos e todos fizeram uso de soroterapia antivenenos. Não houve óbito por picada de escorpião no período.
A única morte por picada de animais peçonhentos notificada este ano foi de um homem, residente de um município goiano, que foi picado por uma serpente. Segundo a secretaria, o paciente procurou assistência após 24 horas do acidente, fez uso de soroterapia, mas apresentou complicações sistêmicas e acabou evoluindo a óbito.
CRÉDITO : NOTICIAS LOCAIS
JNF BRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA BRASIL