DOCUMENTÁRIO DA TV CÂMARA DISTRITAL MOSTRA HISTÓRIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA NO DF



 DOCUMENTÁRIO DA TV CÂMARA DISTRITAL MOSTRA HISTÓRIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA NO DF

Documentário da TV Câmara Distrital mostra histórias das escolas de samba no DF.

A TV Câmara Distrital lançou essa semana o documentário “Brasília Nota 10: Histórias do Nosso Carnaval”. A produção traz depoimentos e histórias de profissionais apaixonados pela festa e pelas escolas de samba no Distrito Federal, onde as celebrações do feriado estão presentes desde a inauguração.

O filme dá destaque, principalmente, às duas maiores agremiações da capital, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), criada em 1961, e a Acadêmicos da Asa Norte, de 1969, cada uma com 31 e 8 títulos, respectivamente.

Serralheiro da Aruc há quase 30 anos, Jair Soares chega a se mudar com a esposa, Joelma Costa, para o barracão na época de carnaval, levando inclusive alguns móveis. Ele chega a se emocionar ao lembrar de um desfile marcante de 2008, quando a beleza do desfile e a energia do público nas arquibancadas de Ceilândia não foram suficientes para dar o título à agremiação amadrinhada pela Portela, do Rio de Janeiro. 

Já o vice-presidente da Asa Norte, Robson Farias, contou a relação dele com a escola, na qual entrou em 1974, ano de título da agremiação. Ele lembrou de uma experiência em 1985, quando foi diretor da inovadora bateria mirim da escola. 

Eu tremia tanto! Falei “meu Deus, será que vai dar certo?”. Quando a bateria entrou, falei “agora nós vamos embora, e nós ganhamos o carnaval com o enredo ‘Ontem, hoje e sempre criança’, com a bateria mirim. Esse foi um dos momentos mais marcantes na minha vida – relembrou Robson Farias. 

Quem também aparece no documentário são os atores Welder Rodrigues e Adriana Nunes, do grupo de teatro Melhores do Mundo. Os personagens Jajá e Juju, por eles interpretados durante anos no programa Zorra Total, da Rede Globo, foram homenageados num desfile da Aruc, em 2008. A derrota neste ano marca até hoje muitos integrantes da agremiação, que chegam a se emocionar.

O filme foi dirigido pelo jornalista Bruno Lara e produzido por ele e pela também jornalista Regina Sousa.

“A TV Câmara Distrital tem esse foco de valorizar a cultura regional. Brasília, obviamente, remete à política e à administração, mas o movimento cultural na nossa Capital é bem forte também. O samba já era praticado no DF durante a construção da cidade, e os desfiles das escolas de samba já eram realizados desde o início de Brasília. Existe uma tradição muito bonita e rica, e isso precisa ser resgatado, valorizado e difundido – comenta Bruno Lara, que também foi roteirista da obra audiovisual. 

O documentário de 36 minutos pode ser assistido nos canais da TV Câmara Distrital: 9.3 (aberto), 11 da Claro e 9 da Vivo, além do canal da emissora no YouTube. 

Este foi o segundo documentário produzido pela emissora, que tem pouco mais de dois anos de criação. O outro filme é intitulado Planalto do Samba, que foi lançado ano passado e aborda as rodas de samba no Distrito Federal. A emissora disponibiliza essa e outras produções para serem veiculadas em eventos e outros canais de TV. 

* Com informações da TV Câmara Distrital

JNFBRASIL; JORNAL NOSSA FOLHA-DF ENTORNO E GOIÁS

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *