GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

CRIANÇAS REFLETEM HÁBITOS ALIMENTARES DAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS, ALERTA ESPECIALISTA DO HCB

No Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, instituição aponta para a necessidade da introdução de hábitos saudáveis dentro de casa e aposta em estratégias lúdicas para mudanças alimentares nos pequenos

De acordo com a nutricionista clínica Ana Rosa Arruda, que atua nas áreas de diabetes, oncologia e imunidade do Hospital da Criança de Brasília, “comer bem começa muito cedo, no início da vida. A família precisa ser o exemplo, o espelho de uma alimentação saudável, pois a criança aprende pelo ‘neurônio-reflexo’”. Se o prato dos pais reflete uma alimentação saudável, o prato da criança também será saudável.

Se der preferência a alimentos que, ao invés de desembalar se descascar, a criança terá acesso a alimentos e escolhas saudáveis, a montar um prato saudável escolhendo melhor até entre as opções dos industrializadas | Foto: Divulgação/HCB

A educação alimentar precisa começar nas compras. Se a escolha for por alimentos ultraprocessados, embutidos (mortadela, presunto, salsicha, steak de frango) com sódio, calorias e açucarados, a criança vai comer. Então, se der preferência a alimentos que, ao invés de desembalar se descascar, a criança terá acesso a alimentos e escolhas saudáveis, a montar um prato saudável escolhendo melhor até entre as opções dos industrializadas.

No Hospital da Criança de Brasília, endocrinologistas que tratam as comorbidades (como colesterol alto, triglicerídeos acima das referências) ao admitirem pacientes acima do peso, encaminham para a nutrição e a psicologia, que atuam em conjunto no acompanhamento dessas crianças e adolescentes que retornam de 6 em 6 meses.

No ambulatório voltado ao perfil de obesidade, no primeiro trimestre de 2024, foram identificados 10% de pacientes com sobrepeso; 12% já apresentavam obesidade e 24% tinham sinais claros de desnutrição. Mas, 54% estavam dentro do peso ideal (eutrofia). E esse é o objetivo dos profissionais que atuam na nutrição, em todas as áreas assistenciais, promover saúde e qualidade de vida.

O sobrepeso (SPO) é um alerta para a obesidade. Por isso, foi criado um programa de diretrizes do SPO que fornece todo o suporte técnico para os tratamentos clínicos.

Até julho será concluído um outro projeto voltado aos familiares e pacientes. A base é a educação sobre nutrição, noções sobre uma alimentação saudável e o estímulo à atividade física. Com esse novo projeto, os profissionais pretendem fazer um treinamento efetivo para reforçar a atenção daqueles que já estão em tratamento, porém, com baixa adesão às metas estabelecidas para obter o sucesso no tratamento.

Especialista recomenda cuidados para prevenção de síndromes respiratórias
Especialista recomenda cuidados para prevenção de síndromes respiratórias
Articulação interfederativa garante transplante urgente de fígado a bebê de 2 meses do DF
Articulação interfederativa garante transplante urgente de fígado a bebê de 2 meses do DF
Saiba onde e como buscar atendimento pediátrico no Distrito Federal
Saiba onde e como buscar atendimento pediátrico no Distrito Federal
O serviço de nutrição do hospital oferece nos cardápios, como opção, pratos decorados com figuras lúdicas, preparados com alimentos saudáveis. Em momentos de comemoração, bolos são confeccionados com melancia e kiwi, preparados com alimentos saudáveis. Tudo para envolver a criança na hora da alimentação.

Ana Rosa Arruda lembrou também da importância do controle emocional nas escolhas na hora da alimentação’, pois já se verifica uma estreita relação entre a obesidade e a emoção. “Temos de falar para os pais trabalharem o emocional dessas crianças. A psicologia tem a sua função, por isso trabalhamos juntas. Temos de dar a atenção, também, a uma rotina da criança, aliás, todos nós precisamos de uma rotina.”

A nutrição pode ser um ensinamento

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *