SAÚDE ;

SAÚDE ;

 

OS 4 BENEFÍCIOS DO OVO PARA A SAÚDE: ELE É CONSIDERADO “O ALIMENTO COMPLETO”

 

 

Popular como fonte de proteína, o ovo contém muitos outros nutrientes essenciais ao organismo humano. E certos mitos que o cercam já foram derrubados pela ciência.

Considerado por muitos especialistas como “o alimento completo” por seu equilíbro de nutrientes, o ovo deve fazer parte de qualquer rotina de alimentação saudável, respeitando o estilo de vida de cada pessoa.

 

Durante muito tempo, o ovo de galinha foi alvo de disputa no universo da ciência alimentar, ora por ser considerado um aliado para a boa saúde, ora sendo acusado de ajudar a elevar as taxas do chamado “colesterol ruim” no organismo. Mas, como explica um artigo da Mayo Clinic (organização sem fins lucrativos para pesquisas médico-hospitalares), dos Estados Unidos, existem muitos mitos associados ao alimento. E eles precisam ser derrubados.

 

Um deles é justamente a ideia de que o consumo de ovos poderia afetar a saúde do coração por causa de um possível impacto elevando o colesterol. “A maior parte do colesterol no corpo é produzida pelo fígado, e não fornecida pela dieta”, explica um artigo da fonte médica sobre o tema. “E, embora a dieta seja importante, pesquisas descobriram que os níveis de colesterol têm mais a ver com a gordura ingerida, principalmente as gorduras saturadas e trans”.

 

Por isso mesmo, os ovos saem praticamente isentos dessa acusação. Eles contêm nutrientes importantes para o corpo humano, como as vitaminas A e D, além de proteínas. “Estudos populacionais de longo prazo mostram que o consumo de um ovo por dia não está associado a taxas mais altas de ataque cardíaco ou derrame”, diz a fonte. Mas o mesmo não vale para certos “acompanhamentos” que costumam vir com o ovo em alguns casos. Tanto o queijo quanto o bacon, por exemplo, precisam ser consumidos com bastante moderação, pois eles sim têm impacto para o risco dessas doenças, reforça a Mayo Clinic.

 

Para entender melhor todos os benefícios que a ingestão de ovos pode trazer para uma dieta alimentar saudável, National Geographic conversou com um especialista no tema. Descubra, abaixo, os 4 benefícios do ovo para o organismo humano.

 

Quais são os nutrientes encontrados no ovo?

São diversos os nutrientes encontrados nos ovos, como detalha Andrea Ferrara, nutricionista clínica e funcional, pós-graduada em Nutrição Clínica em Gastroenterologia e em Fisiologia do Exercício (pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp). Entre eles, ômega 3, vitamina A, vitamina D, ferro, fósforo, selênio, zinco e potássio.

 

A especialista destaca que o ovo pode ser considerado um “alimento completo e equilibrado”: “Ele fornece uma mistura de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bem-estar geral”, afirma Andrea.

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *