Vacinação bivalente contra Covid-19 tem início nesta segunda (27), em Goiânia

 

Idosos com mais de 70 anos são vasta maioria do público vacinal nesta primeira etapa de vacinação


Novo imunizante protege contra cepa ômicron e suas subvariantes. Confira os requisitos para vacinação (Foto: divulgação/SMS)

A rede de Saúde municipal começa a aplicar doses da vacina Pfizer Bivalente contra Covid-19 nesta segunda-feira (27), em Goiânia. De acordo com a prefeitura, são 22,2 mil imunizantes, os quais protegem simultaneamente contra a cepa ômicron e suas subvariantes.

Inicialmente, a ação é destinada a pessoas com mais de 70 anos; às que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais; pacientes imunosuprimidos com mais de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas com idades iguais ou superiores a 12 anos.

Requisitos para se imunizar

O secretário municipal de Saúde Durval Pedroso ressalta que a gestão vai exigir algumas particularidades para realização das aplicações. “Somente poderão receber a vacina aqueles que estiverem com o esquema primário completo, ou seja, já tomaram pelo menos duas doses da vacina monovalente. Também é necessário ter um intervalo de quatro meses da última dose”, explica.

Meta e estrutura de vacinação

Segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a cidade preparou estrutura com 72 dalas de vacinação para atender os moradores. A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

No total, a população alvo da primeira fase é de 108.086 pessoas. A maioria, 92.093, é de idosos com 70 anos ou mais. Em segundo lugar aparecem os imunocomprometidos, 11.903 pessoas. A meta é vacinar 90% daqueles que estão aptos a se vacinar.

aulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *